Bíblia os apresenta de forma interligada e progressiva, onde um prepara o caminho para o outro e o completa.
A forma mais clara de explicar essa relação é através de uma representação que mostre a progressão da revelação de Deus. Abaixo está uma descrição textual que pode servir de base para uma visualização.
A Relação do Pacto de Abraão com a Lei e a Graça
O Pacto Abraâmico (Gênesis 12) é o alicerce. Ele é fundamentalmente um pacto da graça, pois foi baseado na promessa unilateral de Deus a Abraão, não em méritos ou obras de Abraão. As promessas de Deus incluíam:
1. Terra:A promessa de uma terra para os descendentes de Abraão.
2. Descendência: A promessa de que ele se tornaria uma grande nação.
3. Bênção Universal: A promessa mais importante, de que "todas as famílias da terra serão abençoadas em você".
Essa bênção universal é o ponto de conexão crucial com o Novo Testamento. O apóstolo Paulo, em Gálatas 3, argumenta que o evangelho (a boa notícia de salvação pela graça em Cristo) é a realização dessa bênção prometida a Abraão.
A Lei como um Intermediário Temporário
O Pacto Mosaico (a Lei, Êxodo 20) foi dado a Israel cerca de 430 anos após o pacto com Abraão (Gálatas 3:17). Ele não anulou nem substituiu a promessa de Deus a Abraão, mas serviu a um propósito específico e temporário.
Propósito da Lei: A Lei foi dada para revelar o pecado e a incapacidade do ser humano de viver em perfeita obediência a Deus (Romanos 3:20; Gálatas 3:24). Ela funcionou como um "tutor" ou "guardião", que demonstrava a necessidade de um Salvador. A Lei mostrava o padrão perfeito de Deus, mas não dava a capacidade de alcançá-lo.
A Lei foi um pacto condicional. A bênção e a maldição dependiam da obediência de Israel aos mandamentos. No entanto, a falha de Israel em cumprir a Lei consistentemente provou a necessidade da graça.
A Graça em Cristo: O Cumprimento das Promessas.
O Novo Pacto, estabelecido por Jesus Cristo, é o cumprimento das promessas feitas a Abraão e a solução para o problema revelado pela Lei.
A Graça: No Novo Pacto, a justificação (ser declarado justo diante de Deus) não é mais por obras da Lei, mas pela **fé em Jesus Cristo**. Cristo cumpriu ßperfeitamente a Lei em nosso lugar e carregou a maldição do pecado na cruz, permitindo que a bênção de Abraão (a salvação e a vida eterna) se tornasse acessível a todos, judeus e gentios, através da fé.
Portanto, a relação pode ser visualizada da seguinte forma:
Pacto de Abraão: O início da promessa de Deus, baseado na graça.
A Lei: Um período intermediário que revelou a necessidade de um Salvador.
O Novo Pacto (Graça): O cumprimento final e a realização da promessa de Abraão, alcançada através da obra de Cristo pela graça, recebida pela fé.
A Lei não é o oposto da graça, mas uma revelação que aponta para a necessidade e a beleza da graça de Deus em Jesus Cristo, que é a verdadeira semente de Abraão.
Essa estrutura progressiva pode ser representada em um gráfico de fluxo ou em uma linha do tempo, onde a promessa de Abraão é o ponto de partida, a Lei é um estágio intermediário com um propósito claro, e o Novo Pacto em Cristo é o ponto de chegada e cumprimento final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI: