Vivemos um momento na Igreja, em geral, onde se fala muito em benção, prosperidade, vitórias e etc. É o perigo de se viver o evangelho do Triunfalismo e se buscar sucesso e prosperidade em detrimento de outras doutrinas importantes da Bíblia. A Bíblia diz em Jó 16.13: “Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade...” Devemos aprender toda a palavra de Deus, e não apenas algumas doutrinas e ensinamentos prediletos. Aprender toda a palavra de Deus compreende o Apocalipse. Devemos estudar o Apocalipse porque:
1. Desperta-nos para vivermos em santidade (Ap 22.11;
Cap 2 e 3);
2. Desperta-nos para a volta de Cristo (Ap 22.20);
3. Exorta-nos e previne contra as heresias (Ap 22.18,19);
4. Exorta-nos a missão suprema da Igreja: ganhar
almas para Cristo (Ap 22.17).
Daremos algumas recomendações importantes para o
seu melhor aproveitamento, possível, deste seminário:
- Tenha em mãos: a Bíblia, a apostila de estudo,
lápis e caderno de anotações;
- Procure ser pontual, para não perder nada;
- Faça o possível para não faltar nenhuma palestra;
- Ore a Deus, pois a Bíblia não é o livro da razão,
mas da revelação;
- Evite conversar durante as palestras;
- Tenha a mente e o coração abertos para aprender;
Que Deus o
abençoe, no estudo das últimas coisas!
1. Conteúdo e peculiaridades do livro
a) Estrutura: O livro possui 22 capítulos, 404 versículos e cerca
de 12.000 palavras.
b) Sua mensagem: É destinada a três povos: A Igreja, a Israel e aos
Gentios. (v.7)
c) O número 7 e seu simbolismo: É notável como o número 7 é usado
no Apocalipse. O número 7 na Bíblia fala de perfeição espiritual e também de
plenitude. O livro do Apocalipse é onde mais aparece o número sete na Bíblia.
Veja e confira:
• Sete cartas (cap 1-3);
• Sete igrejas da Ásia (cap 1-3);
• Sete promessas para aquele que vencer (cap 1-3);
• Sete selos no livro do juízo das nações (cap5);
• Sete trombetas que anunciam o juízo (cap 8-11);
• Sete castiçais de ouro (cap 1);
• Sete anjos (pastores) das Igrejas (cap 1-3);
• Sete anjos celestiais (cap 8-16)
• Sete Espíritos de Deus (cap 1.4; 4.5);
• Sete bem-aventuranças (cap 1.3; 14.13; 16.15;
19.9; 20.6; 22.7,14);
• Um cordeiro com sete pontas e sete olhos (cap .6);
• Sete trovões (cap 10.3);
• Um dragão vermelho com sete cabeças e sete diademas
(cap 12.3);
• Uma besta semelhante ao leopardo com sete cabeças
(cap 13.1);
• Sete montes e sete reis (cap 17. 9-10).
d) A numerosa participação dos anjos no apocalipse: Os anjos
aparecem no livro, principalmente como agentes de Deus, executando assim os
pronunciamentos e juízos divinos (cap 7.1; 9.14; 10.1; 18.21; 19.17; 22.16).
• Autoria: O senhor Jesus é ó
verdadeiro autor do livro do Apocalipse. O livro trata da “revelação de Jesus
Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos...” (cap 1.1). Agora,
o autor humano, que fez uso da escrita para preservar a revelação apocalíptica
é o apostolo João (cap 1.1,4, 9; 22.8), o qual seria o último dos apóstolos
vivos na ocasião da revelação.
• Local da revelação: Foi a ilha de
Patmos (cap. 1.9). Local que servia de prisão para criminosos de alta
periculosidade. Fica no mar arquipélago, a alguns quilômetros da costa da atual
Turquia. Hoje é chamada de “Palmosa”.
• Data do livro: Existe um ponto de
vista que acredita na produção do livro após o incêndio de Roma em 64 D C em meio
a perseguição de Nero aos Cristãos. Porém a data provável e mais aceita é a de
95-96 D.C, no final do reinado do imperador Domiciano. O quo é atestado e por
Eusébio, Irineu e aceito por Clemente de Alexandria, Orígenes e Jerônimo.
• Tema do Apocalipse: “Eis que vem
com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o transpassaram, e todas
as tribos da Terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém!” (cap 1.7).
• Esboço de análise do
livro:
Poderíamos estudar de várias formas a nosso estudo, mas entendo que não é necessário
sugerirmos aqui em nosso estudo um esboço, porque o próprio Espírito Santo já
nos deu o esboço em Ap 1.19.Veja:
I. “as coisas que viste” (capítulo 1)
IL “as que são” (capítulos 2 e 3)
III. “as que depois destas hão de acontecer” (capítulos
4 ao 22)
I. As
coisas que viste (capítulo 1)
O ponto de maior destaque neste capítulo, sem
dúvida é a visão de Cristo glorificado e sua posição junto a Igreja. Vejamos o
que este capítulo nos ensina:
Versículos 1-3 “Revelação (Apokalupsls no grego) de
Jesus Cristo”. Significa revelar, desvendar aquilo está oculto.
- Autoria divina - “revelações de Jesus Cristo”
- Destino - “para mostrar aos seus servos”
- Mensagem – “as coisas que brevemente devem
acontecer”
- Mensageiro - “pelo seu anjo as enviou”
- Autor humano - “e as notificou a João, seu servo”
Tríplice bem-aventurança
(v.3): Para “aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e
guardam as coisas que nela estão escritas.” E como ficam os cristãos que não possuem
o hábito salutar de estudar, diariamente, a palavra de Deus? Muitos hoje sequer
tem tempo para Deus em suas vidas...
“Pois o tempo
está próximo” (v.3b): Esta
palavra nos leva a uma profunda reflexo, com relação a época que estamos
vivendo: Quando Deus falou com Daniel, acerca das coisas que aconteceriam no
tempo do fim, lhe disse: “E tu, Daniel, fecha estas palavras e sela este livro,
até ao tempo do fim...” (Dn 12.4,9); enquanto que para João, Cristo lhe disse: “o
tempo está próximo”. O que poderíamos dizer, hoje, cerca de 2.000 anos depois
sobre os acontecimentos aqui estudados... ?
Versículos
4-6: Destinatário do livro - “as sete Igrejas da Ásia” (v.4a).
Vemos nos versos 4 e 5 uma revelação da trindade:
- Pai - “graça
e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir”.
Apontando assim para a sua eternidade divina.
- O Espírito
Santo - “e dos sete Espíritos que estão diante do seu trono”. Fala da
perfeita e plena manifestação e operação do Espírito. Leia Isaias 11.2 para
entender melhor o texto em apreço.
- O Senhor
Jesus Cristo - “fiel testemunha” fala de Cristo como profeta; “O primogênito
dos mortos” que aponta para a morte e ressurreição de Cristo na cruz, tornando-o
sacerdote de nossa salvação (Hb 7.25); “o soberano dos reis da terra” fala de
Cristo como o rei proeminente, rei dos reis que governa o destino dos homens “num
alto e sublime trono” (Is 6.1) aleluia. Aproveite e veja como Cristo é chamado
neste primeiro capítulo:
• Fiel testemunha (v. 5);
• Primogênito dos mortos (v.5);
• Príncipe dos reis da Terra (v.5);
• Aquele que nos ama (v.5);
• Alfa e ômega (v.8);
• Princípio e fim (v.17).
Posição do Cristo
na dispensação da graça (v.6): “e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai”
- Esta promessa pertencia a Israel, que vindo a pecar perdeu temporariamente
este privilégio. Sendo concedido na presente dispensação a Igreja de Cristo (Êx
19.6; Rm 12.1; Hb 13.15-16; Jo 1.11-13).
Versículos 7-11: “Eis que vem com as nuvens... “
(v.7). Este é a texto-chave do livro. Se não entendermos a livro do Apocalipse,
a partir deste tema, ficará difícil compreendermos seu propósito e revelação.
No verso nove vemos duas características fundamentais
para a vida cristã nas palavras do Apóstolo do amor: - “vosso irmão”. - “Companheiro
na aflição, e no reino, e na paciência de Jesus Cristo” Como está difícil ver isso
hoje!
Versículos
12-20: Temos aqui uma visão maravilhosa de Cristo, e sua posição junto a sua
Igreja. “Vi sete castiçais de ouro” (v.12). O mistério dos sete castiçais, bem
como das sete estrelas (v.16), são solucionados no verso 20. Nos versos 13-16
temos uma visão de Cristo glorificado. É claro que o quadro aqui é simbólico e
pode ser interpretado assim:
> “Semelhante ao Filho do homem” (v.13). Esta
expressão ocorre no novo testamento 79 vezes e no Apocalipse, em particular 22
vezes. Fala da perfeita humanidade de Cristo e esse título acabou por se tomar,
uma figura messiânica (At 7.56; lTm 2.5).
> “Vestido até os pés de um vestido comprido”
(v.13). Fala do sacerdócio de Cristo (Hb 9.11; 10.21; 8.1-2; 7.21-28; 4.14).
> “Cingido pelo peito com um cinto de ouro” (V.
13). Fala de Cristo como juiz. Leia também Salmo 132.9.
> “Sua cabeça e cabelos eram brancos como a lã,
branca como a neve” (v.14). Mostra a sua honra e eternidade, (Dn 7.9; Pv 16.31).
> “Seus olhos como chama de fogo” (v.14). Fala
de sua onisciência, de é aquele que conhece e esquadrinha o coração do homem.
> “Seus pés semelhantes ao latão reluzente
(v.15). Aponta para a sua onipotência, seu poder de subjugar aos seus inimigos
(lCo 15.25).
> “Sua voz como a voz de muitas Águas (v.15).
Autoridade e poder de sua palavra (Ez 43.2; Ap 14.2)
Para melhor fixação responda
1. Diga qual o tema central do Apocalipse.______________________________________
2. Cite o autor humano do Apocalipse:
_________________________________________
3. Responda quais são os nomes das sete igrejas da Ásia:
________________________
________________________________________________________________________
4. Descreva a visão de Cristo e seu significado:
_________________________________
________________________________________________________________________
II. “e as que são” (cap 2 e 3)
Vamos estudar agora a cerca das sete igrejas da Ásia.
Num trabalho sucinto como esse, é impossível estudarmos a fundo sobre cada
igreja. Sendo assim nos ateremos aos fatos principais, que deverão ser
aprendidos e memorizados. Já que no capítulo anterior nos familiarizamos com os
nomes destas igrejas.
Antes de começarmos a nosso estudo, é inevitável
que se façam duas perguntas:
1. Por que sete igrejas? 2. Por que estas sete
igrejas, se haviam outras como Filipos, Colossos, Hierápolis. Lídia, Frígia e
etc.?
Em primeiro lugar, devemos lembrar que, o
Apocalipse é o livro profético do novo testamento. Sendo assim, vemos que,
estas sete igrejas representam a Igreja de Cristo, em toda a sua história, em
todo o seu ciclo; desde a sua fundação no dia de pentecostes, até o
arrebatamento na volta de Jesus. Sendo assim, cada uma destas igrejas
representa um período da história da igreja de Cristo. Em segundo lugar, estas
igrejas foram escolhidas por possuírem características inerentes a cada fase da
Igreja, pelos séculos.
1. Éfeso (cap
2.1-7) - A Igreja que perdeu o primeiro amor: Representa, historicamente,
a Igreja de Cristo no primeiro século.
a. Título de Cristo (v.1)
b. Qualidades encontradas (vs. 2-3, 6)
c. Exortação (v. 4)
d. Conselho (v. 5)
e. Promessa ao que vencer (v. 7)
2. Esmirna
(cap 2.8.11) - A Igreja perseguida: Representa a Igreja nos anos sombrios de
perseguição, do ano 100 a 312.
a. Título de Cristo (v. 8)
b. Qualidades encontradas (v. 9)
c. Exortação (nenhuma)
d. Conselho (v. 10)
e. Promessa ao que vencer (v. 11)
3. Pérgamo
(cap 2.12-17) - A Igreja mundana: Mostra a Igreja no período de 313 a 600.
a. Título de Cristo (v.12)
b. Qualidades encontradas (v.13)
c. Exortação (vs 14-15)
d. Conselho (v.16)
e. Promessa ao que vencer (v.17)
4. Tiatira
(cap 2.11-29) - A Igreja corrupta: Aqui vemos a Igreja no período de 600 a 1517.
a. Título de Cristo (v.18)
b. Qualidades encontradas (v.19)
c. Exortação (vs. 20-23)
d. Conselho (v.25)
e. Promessa ao que vencer (vs. 26-28)
5. Sardes
(cap 3.1-6) A Igreja Morta: Aponta para o período negro da história da Igreja,
que vai de 1517 a 1750.
a. Título de Cristo (v.1)
b. Qualidades encontradas (v.4)
c. Exortação (vs. 1b, 2)
d. Conselho(v.3)
f. Promessa ao que vencer (vs. 4b,5)
6. Filadélfia
(cap 3.7-13) - A Igreja do Aviamento missionário: Desde 1750
até o início do século XX.
a. Título de Cristo (v.7)
b. Qualidades encontradas (v.8)
c. Exortação (nenhuma)
d. Conselho (vs. 9-11)
f. Promessa ao que vencer (v.12)
7. Laodicéia
(cap 3.14-22) A Igreja Morna: Representa a Igreja dos tempos hodiernos, no último
período desta dispensação.
a. Título de Cristo (v.14)
b. Qualidades encontradas (nenhuma)
c. Exortação (vs.15-17)
d. Conselho (vs.18-2O)
e. Promessa ao que vencer (vs.21-22)
Para melhor fixação responda
1. Qual igreja não recebe nenhum elogio:
______________________________________
2. Cite o nome de cada uma das igrejas e suas respectivas promessas:
______________
________________________________________________________________________
3. Quais são as duas igrejas que não receberam nenhuma exortação de
Cristo: ________
________________________________________________________________________
4. Que Igreja é chamada de “morna”:
__________________________________________
5. Que frase aparece ao final de cada carta e que lição nos ensina:
__________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
6. Qual era a Igreja missionária:
______________________________________________
III. “as que depois desta hão de acontecer”
(capítulos 4-22)
Até aqui estudamos os fatos concernentes a Cristo e
a Igreja. Daqui para frente, a Igreja desaparece para dar lugar a Israel e ao
juízo de Deus sobre as nações.
Existem várias escolas de interpretação apocalíptica
• Idealista:
Acredita que o livro é apenas um quadro simbólico, da batalha do bem contra o
mal, (O paganismo contra o cristianismo, com a vitória final do cristianismo).
• Preterista:
É parecido com o Idealista, porém o Preterista acredita que o livro todo já foi
cumprido, durante os dias do Império Romano, no primeiro século da nossa era.
Os preteristas acreditam ainda que o livro do Apocalipse está repleto de
mitologia pagã.
• Historicista:
Esta ilha de pensamento ensina que, todos os fatos contidos no Apocalipse,
encaixam-se em várias épocas da história. (Ex: A quebra dos selos representaria
a queda do Império Romano, os gafanhotos saídos do abismo simbolizaram as invasões
muçulmanas e etc.).
• Futuristas:
O Apocalipse, por essa linha de interpretação teológica (o autor destas linhas,
compartilha desta linha de interpretação), possui uma dupla aplicação para os três
primeiros capítulos do livro: Uma histórica, que se cumpriu para as igrejas mencionadas
em sua época e outra profética, que acompanha a trajetória da Igreja de Cristo
até o arrebatamento. A partir do capítulo 4 a livro é completamente futurista,
e sendo assim se cumprirá a partir da grande tribulação. A única discussão entre
os futuristas está ligada ao arrebatamento da Igreja. Existem os
pós-tribulacionistas, pré-tribulacionistas e mid-tribulacionistas.
Capítulo 4: João é
arrebatado ao céu. Tem uma visão de Deus assentado sobre o trono.
Vs.1-2: “e
logo fui arrebatado em espírito”. Tipo da Igreja arrebatada. Note que depois do capítulo
3 a Igreja já não aparece mais, voltando a aparecer somente nos cap 22.16.
V.21: “e um
assentado sobre o trono”. Trono aqui fala de poder e autoridade, e aparece
nada menos de 38 vezes no Apocalipse. Deixando clara que juízo é
inevitavelmente a assunto do livro.
Note que este capítulo é composto de algumas
personagens, vejamos:
V3. “e o
que estava assentado era, na aparência, semelhante...”
a) “pedra de jaspe e de sardônica (...) e o arco
celeste (...) semelhante a esmeralda”: O jaspe é claro como o cristal, enquanto
que a sardônica é vermelha como o sangue e a esmeralda possui a cor verde
clara. Lendo Êxodo 28.17-20 vemos que, jaspe e sardônica é respectivamente, a
primeira e última pedra do peitoral do juízo do sumo sacerdote, mostrando
assim, o juízo que virá da parte daquele que está assentado no trono. O arco
celeste tem sua origem na aliança de Deus com Noé (Gn 9. 12-17) e fala da
fidelidade de Deus com o homem. E sendo este arco celeste de esmeralda podemos
esperar com o juízo, também renovo da parte de Deus.
b) “Vinte e quatro anciãos” (v4). É um número simbólico.
Representam todos as salvos: tanto do Antigo, como do Novo Testamento, (Ap 21.12-14).
c) “Sete lâmpadas de fogo” (v.5): São os sete Espíritos
de Deus.
d) “Quatro animais cheios de olhos” (vs.6-9): São
querubins que assistem junto ao trono de Deus, (leia Ez 1. 1-14; 10.20).
V.11 - Encerra
a capítulo com o cântico da criação.
Capítulo 5: Este capítulo
fala do livro selado (v.1), que é o livro do juízo de Deus sobre as nações da
Terra, ao qual ninguém havia sido digno de abrir (vs.2-4). Senão o cordeiro que
foi morto (vs. 5-7), que pega o livro e em seguida e adorado com o cântico da redenção
(vs.12-14). Leia o verso oito e veja o quo aprende acerca das orações.
Capítulo 6: Aqui de
fato começa a grande tribulação, com a abertura dos selos. Para entendermos a revelação
acerca “das coisas que depois destas hão de acontecer” é fundamental,
analisarmos aqui as “70 semanas de Daniel” (Dn 9.24-27). Caso contrário ficaria
difícil entender a revelação apocalíptica. Vejamos:
V. 24 “setenta
semanas estão destinadas sobre o teu povo...” São literalmente “setenta
setes” que estão determinadas sobre Israel; não só semanas de dias, mas de
anos; que marcam a primeira vinda de Cristo, bem como revela a manifestação do
Anticristo. Os versos 25-27 dividem as setenta semanas em três períodos:
1º Período - Sete semanas
(setes) ou 49 anos: Começa em 445 A.C. com a ordem dada par Artaxerxes,
para a restauração de Jerusalém (Ne 2) e
vai ate 397 A.C.
2º Período - Sessenta e duas
semanas (setes) ou 434 anos: Vai de 396 A.C. a 29 A.D, até os dias da morte de
Cristo.
3º Período - Uma semana
(setes) ou sete anos: Esta semana profética de anos, chamada também de “A
grande tribulação”, ainda não se cumpriu. Estamos vivendo o intervalo entre a
penúltima e a última semana.
Serão sete anos de angústia, como nunca ouve e jamais
haverá sobre a Terra. Divididos em duas partes de três anos e meio (v.27).
V.1 - “E, havendo o cordeiro aberto um dos selos”.
Neste capítulo são abertos seis selos.
Vs. 2-8: Vemos aqui quatro selos abertos, os famosos
“quatro cavaleiros do Apocalipse”:
1 - Cavalo branco (v.2): falsa paz.
2 - Cavalo vermelho (v.4): Guerra.
3 - Cavalo preto (vs.5-6): Fome.
4 - Cavalo amarelo (v.8): Peste.
Vs. 9-11 (quinto selo): Os mártires da grande
tribulação. Esta passagem levanta uma questão relevante, que merece atenção: O Espírito
Santo sairá da Terra após o arrebatamento? A Bíblia perderá o seu valor?
Discutiremos isso no capítulo sete.
Vs. 12-17 (sexto selo): Catástrofes cósmicas e naturais.
Obs. Pare melhor compreensão leia também Mt 24.5-35; Lc 23.30.
Capítulo
sete: Aqui se dá uma pequena pausa na abertura dos selos, para falar de dois
grupos:
1º Grupo - De
judeus salvos e protegidos pelo selo de Deus (cap 9.4), aqui na Terra, durante
a grande tribulação (vs.1-3). Estão em número de 144.000, de todas as tribos de
Israel (vs.4-8). O número 144.000 é simbólico e aponta para o remanescente
fiel, que será preservado na grande tribulação para testemunhar de Cristo, no
lugar da Igreja.
2º Grupo - De
pessoas salvas durante a grande tribulação (vs. 9-17). Este grupo inumerável “de
todas as nações, tribos, e povos, e línguas” são vistos diante do trono no céu
(v.9). Aparecem vestidos de branco (vs.13-14), com palmas nas mãos (v.9) e são
consolados pelo Cordeiro (vs. 15-17).
Respondendo as duas perguntas anteriores do capítulo
6, vemos que a Bíblia não perderá o seu valor na grande tributação (vs. 13-14).
E acerca do Espírito Santo, certamente continuará na Terra, pois como Deus é
onipresente (SI 139. 7-10) e está em todo lugar. O que muda é a Dispensação, a
maneira como Deus lida com o Homem.
Capítulo 8
e 9: São tocadas nesses dois capítulos seis trombetas. É preciso tomar
cuidado, ao estudar o desenrolar dos juízos divinos, pois os eventos aqui
estudados não acontecem paralelamente; mas sucessivamente. Entenda: Ao abrir os
selos, o sétimo e último selo revela sete trombetas de juízo. Na sétima
trombeta, tem início o derramamento das sete taças da ira divina. Para melhor
entendimento, veja o quadro abaixo:
SELOS 1234567
TROMBETAS 1234567
TAÇAS 1234567
“PAROUSIA”
São tocadas
as trombetas (cap. 8)
> Primeira trombeta (v.7): Um terço da vegetação
é destruída.
> Segunda trombeta (vs.8-9): Um terço da vida
marinha perece, e também um terço dos navios.
> Terceira trombeta (vs.10-11): Um terço das
águas dos rios e fontes são contaminadas.
> Quarta trombeta (v.12): A terça parte do sol, da
lua e das estrelas perderão seu brilho.
Continuação
das trombetas (cap. 9)
> Quinta trombeta (vs.1-12-): A estrela que cai
do céu (v.1), é Satanás (ls.14.12). Os gafanhotos são seres demoníacos e literais,
que se apresentam com aparência assustadora e horripilante (vs.7-10). O alvo
destes gafanhotos é unicamente o homem (v.4). e o tempo de sua ação é cinco
meses (vs. 5,10), nos quais a morte fugirá dos homens (v.6), vemos aqui o
primeiro Al (v.12).
> Sexta trombeta (vs.13-21): Seres igualmente
infernais aparecem (vs.17-19), em número quase incalculável (v.16). Com “hora,
e dia, e mês, e ano”. No único propósito de matarem a terça parte dos homens.
Os versos 20 e 21 nos mostram o estado espiritual, moral e social da humanidade
nestes terríveis dias. Aqui termina a primeira metade da grande tributação.
Capítulo 10: Do capítulo
10 a 11.1-14 aparece um parêntese, na narrativa do juízo divino. Vale apena
notar em nosso estudo, que em várias partes do livro do Apocalipse ocorre isso.
A narrativa profética é interrompida para se destacar um evento escatológico.
No Apocalipse encontramos pelo menos sete passagens parentéticas:
1. Dois grupos de salvos (7.1-17).
2. Um anjo com um livrinho; as duas testemunhas (10.1
a 11.13)
3. Série de visões que são dadas a João (14.1-20)
4. Sete anjos com as sete últimas pragas (15.1-4)
S. Os reis são ajuntados para a batalha do
Armagedom (16.13-16)
6. A grande prostituta assentada sobre a besta
(17.1-18)
7. Quatro aleluias e as bodas do grande Deus
(19.1-10)
O Capítulo 10 mostra o livrinho comido por João
(vs.8-10). Há duas possíveis interpretações para isso: Pode ser a mensagem dada
as duas testemunhas ou pode significar o restante da mensagem apocalíptica
entregue a João. Começa aqui a segunda metade da grande tribulação (11.2; 12.6;
12.14; 13.5).
Capítulo 11: Nos
versos 1 e 2 vemos o templo dos judeus sendo medido. Nisto vemos que durante a
grande tribulação o templo já estará de pé e sendo usado (Mt 24.15; 2Ts 2.4).
Saiba que hoje, já existe todo um preparo dos judeus, para a reconstrução do
templo.
Acerca das duas testemunhas, serão dois homens cuja
identidade não sabemos. Especula-se que seriam Moisés e Elias, outros dizem que
devem ser Enoque e Elias, pois foram os únicos na Bíblia que não provaram a
morte. Mas isso não justifica essa linha de interpretação, pois na ocasião do
arrebatamento da Igreja de Cristo, não provarão a morte os salvos que estirem
vivos (1 Co 15.51-52; 1Ts 4.16-17). O melhor a fazer é ler Deuteronômio 29.29.
Aqui acaba o segundo Al.
A sétima
trombeta: Esta trombeta anuncia a volta eminente do messias, para reinar no
milênio. Estudaremos este tema no capítulo 20.
Capítulo 12: A mulher
e o dragão.
V.1: “Uma mulher vestida de sol...” A mulher aqui é
Israel. O fato de estar vestida de sol, fala de como Deus separou esta nação
para ser luz entre as nações (Gn 12.3) e trazer o messias ao mundo. O qual é o
Sol da justiça (Ml 14.2).
“Tendo a lua debaixo dos seus pés” Aponta para a
antiga aliança de Deus com seu povo. “Coroa de doze estrelas” Só os doze patriarcas
e consequentemente as dose tribos de Israel (Leia Gn 37.9).
Vs.3-4: “um grande drago vermelho” é Satanás (v.9),
que já foi querubim ungido (Ez 28.14), “resplandecente Lúcifer” “ls 14.12), mas
por causa do orgulho (Ez 28.1-6; Is 14.13) caiu (Lc 10.18) e arrastou a terça
parte das estrelas do céu” II Pd 2.4). É visto como um dragão vermelho (6.4),
com sete cabeças (plenitude de astúcia), dez chifres (imensidão de poder), e
sete diademas sobre a cabeça (plena capacidade para dominar).
V.5: “e deu a luz um filho, um varão que há de
reger todas as nações” Certamente é Cristo, que é apresentado do nascimento a
ascensão.
V.6: Deus prepara um lugar de escape para o seu
povo (Dn11.41; Mt 24.16-22).
Vs.13-17 “e foram dadas a mulher duas asas de
grande águia” (v.14), Fala do cuidado de Deus e da rapidez do escape, durante a
grande tribulação (v.14b). No verso 15 “água como um rio” significa exército
(Sl18.4; Dn9.26).
Capítulo 13: As duas
bestas da grande tribulação. A palavra “besta” no original grego é THERION, que
significa “uma fera” e denota a natureza violenta e animalesca do anticristo e
falso profeta.
A besta que sobe do mar (vs.1-101: O anticristo
será um grande líder politico, como nunca ouve no mundo. Levantará um governo
de alcance mundial e será a própria personificação do Diabo. Veja as características
do anticristo:
1. Será um grande orador (Dn 11. 36)
2. Será um grande empreendedor empresarial (Ap 13.
16,17)
3. Será um gênio politico (Ap 17.11,12)
4. Fará um pacto com Israel par sete anos (Dn9. 27)
5. Blasfemará contra Deus ( Dn 7.25; Ap 13.5)
6. Apresentar-se-á no templo como se fosse Deus
(2Ts 2.4)
7. Será vencido por Jesus Cristo (Dn 8.25;Ap
19.11-21)
8. No verso dois diz que a anticristo será: “semelhante
ao leopardo” (Fala de rapidez), “pés semelhante aos de urso” (Fala de força), “boca
semelhante a de leão” (fala de soberba) e “dragão deu-lhe poder” (fala da
origem de seu poder).
Veja também alguns nomes e títulos do anticristo na
Bíblia:
1. Pequeno chifre (Dn 7.8)
2. Príncipe que há de vir (Dn 9.26)
3. O homem do pecado (2Ts 2.3)
4. .O filho dá perdição (2Ts 2.3)
5. O iníquo (IITs 2.8)
6. O anticristo (IJo 2.22)
7. O desolador (Dn 9.27)
A besta que sobe da terra: O falso profeta. Líder
da religião mundial que prevalecerá no mundo. Imitará o Espírito Santo, durante
a grande tribulação. Com poder e sinais malignos (vs.12-14), implantará um
sistema mundial, que envolve adoração (v.15), política e economia (vs.16,17). Aqui
aparece o número da besta: 666.
Capítulo 14: Sete
visões apocalípticas. Abre-se mais um parêntese na escala dos fatos apocalípticos:
• O cordeiro e os seus remidos no monte Sião
(vs.1-5)
• O anjo proclama a evangelho eterno (vs.6,7)
• É anunciada a queda de Babilônia)
• Aqueles que adoram a besta são castigados (vs.
9-12)
• Os que morrem no Senhor e sua bem-aventurança
(v.13)
• A ceifa e vindima (vs.14-16)
• O anjo com a foice (vs.17-20)
Capítulos
15 e 16: Aqui retornamos o juízo da sétima trombeta (13.15).
Capítulo 15: Mostra os preparativos, para o último
e mais terrível castigo de Deus sobre a Terra. São sete anjos (v.1) trazendo
consigo salvas de ouro cheias da ira de Deus (vs.6,7).
Capítulo 16; Ao analisarmos o desfeche final do juízo
de Deus, deve ser notado que o castigo anterior, o das trombetas foi parcial e
de alcance limitado. Porém estes tem sua área de ação ilimitada, ou seja,
atingirá a Terra inteira. Meu Deus que dias serão esses.
• Primeira taça (v.2): Chagas malignas
• Segunda taça (v.3): O mar transforma-se em
sangue, perece toda a vida marinha
• Terceira taça (vs.4-7): As fontes e rios tomam-se
sangue, como julgamento pelos santos mortos (v.6)
• Quarta taça (vs.8-9): O calor do sal é
multiplicado.
• Quinta taça (vs 10-11): Trevas sobre a Terra
• Sexta taça (v.12): O rio Eufrates seca.
• Sétima trombeta (vs.17-21): Terremoto e chuva de
saraiva. O Apocalipse registra cinco terremotos (6.12; 8.5 11.13,19; 16.18).
A queda da Babilônia e O triunfo de Cristo (cap 17-19):
Já vimos, de maneira geral, o assunto da queda de Babilônia em outras passagens
(14.8; 16.18). A partir de agora, teremos uma compreensão detalhada deste fato.
Cai a Babilônia religiosa (cap 17): Aqui temos a
falsa Igreja mundial, que terá, a princípio, o apoio do anticristo; mas depois
será destruída por ele.
É vista como uma prostituta (leia Is 23.17; 16.26-3O),
“sentada sobre muitas águas” que simbolizam as nações seus lideres envolvidos
nessa falsa religião (vs. 2,15).
Vs.3-6: A mulher, como já vimos, representa um
falso sistema religioso, baseado no ocultismo e espiritismo (v.5).
V.9: “as sete cabeças são sete montes” Acredita-se
que os sete montes seja Roma, pois foi inicialmente edificada sobre sete
montes. Dominou o mundo e abraçou e pôs em evidencia os dogmas babilônicos.
V.10: O anjo explica que sete cabeças são sete
reis, cinco já caíram (Egito, Assíria, Babilônia, Medo-persa e Grécia), um
existe (no tempo de João, pois depois também caiu que é o Império Romano) e
outro ainda não chegou (será uma forma do antigo Império Romano, constituído de
dez reinos confederados. Leia Daniel 2.42).
V. 1618: A queda da prostituta.
A queda da Babilônia políticas e comercial (cap.18):
Neste capítulo vemos a cidade que, será usada como a capital do anticristo. A cidade
aqui é literal (16.19) e será um grande centro politico e religioso (vs. 2,
11-15, 19,24). Muitos estudiosos do assunto acreditam que esta cidade será construída
no local da antiga Babilônia. Esta magnifica cidade será destruída por Deus
(vs.8,19).
A batalha do Armagedom e o triunfo do messias (cap
19):
As quatro aleluias: A palavra aleluia (hallelu-yâh
Hb) significa louvai ao Senhor”. A palavra aleluia é frequente nos salmos (113;
117; 118; 135 e etc.), porém no novo testamento esta palavra aparece quatro
vezes; Curiosamente todas neste capítulo.
Vs.1-2 - O primeiro aleluia: Louvor no céu, por
causa da queda de Babilônia.
V.3 - O segundo aleluia: A vingança pertence a
Deus. Ele julga com retidão e retribui a cada um, segundo as suas obras (Sl 28.4).
V.4 - O terceiro aleluia: Um grande coral composto
dos santos e dos anjos rompem em louvor a Deus.
V.5-10 – O quarto aleluia: Uma visão da Igreja de
Cristo nas bodas do Cordeiro.
Obs.: Lendo o v.10 tiramos qual lição (leia Cl 12.18; Ap 22.8,9).
A batalha
do Armagedom (vs.11-21: A palavra Armagedom significa “Monte de Megido” e
refere-se a um local ao norte de Israel, onde se travará a grande batalha entre
Israel e a confederação de nações, lideradas pelo anticristo. Vemos dois
propósitos na vinda de Cristo; Derrotar o anticristo e estabelecer o reino milenar
(Zc 12.9;14.2,14; 1s63.1-3; Mt 24.30-31).
O milênio e juízo
final (cap 20)
* Títulos do milênio: Mil anos (Ap 20.4,6),
regeneração (Mt 19.28}, tempos de refrigério (At 3.19-20, tempos da restauração
de tudo (At 3.20-21), reino de Cristo (Ap 11.15), reino do céu (Mt 6.10).
Definição de milênio: Seria um período de mil anos,
no qual Cristo reinará, literalmente, neste mundo, junto com a sua Igreja glorificada
(Zc 9.10; 14.9; Dn 2.35) e governará todas as nações (Dn 7.14,27), a partir de
Israel, que será a sede do seu governo teocrático (Is 2.3; Jr 3.17; Zc 8.3).
Características do milênio:
- Todas as armas de destruição e guerra serão
transformadas em instrumentos agrícolas (Is 2.4; Mq 4.3); - O homem voltará a viver
muitos anos (Is 65.22); - Os animais ferozes ficarão mansos (ls 11.6-9); - As
enfermidades serão banidas (Is 35.5-6); - Toda a Terra se encherá do conhecimento
do Senhor (Is 11.6-9).
Vs.7-10: Satanás depois de ser preso por mil anos é
solto. Esta passagem leva-nos a uma reflexão profunda: Muitos pensam que a
culpa de todos os problemas e males do mundo é exclusivamente de Satanás. Mas
aqui vemos que mesmo o Diabo preso por mil anos, o mundo vivendo em harmonia e restauração
basta que o Diabo seja solto e muitos o seguem de novo...
Vs.11-15: O juízo final para todos os ímpios.
Capítulo 21
e 22 - Novo céu a nova terra: Enquanto que o livro de Genesis nos mostra o início
de todas as coisas, o Apocalipse fala da consumação de todas as coisas. Vemos
como o propósito original de Deus, inicialmente interrompido pela queda do
homem, cumpriu-se aqui afinal. O tempo já no existe, haverá novo céu e nova
terra. Mostrando que nada pode impedir o propósito de Deus.
O livro termina com um convite ao pecador: “E o Espírito
e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem
quiser, tome de graça da água da vida”. (v.17)
O livro termina também com uma advertência: “Porque
eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que,
se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que
estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro
desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade Santa, e
das coisas que estão escritas neste livro.” (vs. 18-19)
Para fixar
1. Quem são os vinte e quatro anciãos?
_______________________________________
2. Quem são os quatro animais?
_____________________________________________
3. Quem sãos os 144.000?
________________________________________________
4. Cite três características do milênio:
_________________________________________
5. Qual a diferença dos juízos divinos das trombetas para a das taças?
_______________
Conclusão: O objetivo deste estudo é levar você a
refletir. Olhando para o futuro e estudando as ultimas coisas, voltarmos ao
nosso presente e refletirmos em nossa vida com Deus e como temos encarado a
tarefa de ganhar almas. Não há mais tempo a perder! O nosso tempo é apenas um
intervalo entre a penúltima e a última semana de Daniel. Não há mais tempo a
perder!
Que Deus o
abençoe, em Cristo Jesus.
Bibliografia:
Bíblia de estudo pentecostal - CPAD
Daniel e Apocalipse - Antônio Gilberto, CPAD
Apocalipse, versículo por versículo - Severino de Andrade, CPAD
A escatologia do novo testamento - Dr. Russell Shedd
Panorama do Novo Testamento - Robert H. Gundry
O cristianismo através dos séculos - Earle E. Caims
Bíblia apologética - ICP
Apocalipse - Pedro Quezada
Manual de escatologia - J. Dwight Pentecost, Vida
Parabéns pelo estudo. Gostei muito da Apostila, achei muito prático a forma com que foi explicada.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirMuito obrigado, Deus continue abençoando sua vida sempre. Seu comentário é muito importante enobrece muito o nosso trabalho.
ExcluirMuito obrigado gostei muito do estudo muito claro e objetivo
ResponderExcluirDisponha!!!
ExcluirDeus continue te abençoando ricamente
ResponderExcluirGratidão!!!
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