O que é Teologia ?



... ... quantas vezes você já ouviu de irmãos da igreja, que quem quer conhecer sobre Deus não deve e não pode estudar Teologia?
-- "Teologia é coisa de homens", "teologia é coisa do Diabo", "os teólogos adulteram a Bíblia", etc, etc.
Hoje vivemos uma aparente Campanha Anti-Teologia "financiada" por muitos evangélicos que alegam conhecer algo sobre Deus.

Mas, antes de lhe mostrar algumas razões para você estudar Teologia, quero mostrar a você a definição do que é Teologia.
E, não é preciso ir muito longe, para entender que Theos (Deus) e Loghia (Sabedoria, Estudo, Ciência) é O ESTUDO SOBRE DEUS; ou a SABEDORIA ACERCA DE DEUS.

Estudo não é nada mais e nada menos do que tudo aquilo que sabemos sobre Deus, e arranjamos em um modelo científico de tal forma que possamos ter uma compreensão tanto da pessoa quanto da sua obra.
A Teologia não consegue explicar Deus.
Ela nos possibilita conhecer de Deus o que Ele quis que nós conhecêssemos, pela revelação dada - Jesus Cristo, a palavra viva; e a Bíblia, a palavra escrita.
O próprio Apóstolo Paulo, nos informe que hoje nós temos apenas um vislumbre sobre a pessoa de Deus (1 Coríntios 13.9,10).

Então, se isto (conhecer a Deus), não é suficiente para muitos cristãos se dedicarem aos estudos Teológicos, quero apresentar algumas razões adicionais para isso.

 1 Os cristãos ter uma maior compreensão das doutrinas da igreja.
"Não só os pastores e mestres necessitam entender a Teologia com maior profundidade, sendo que toda a igreja também necessita disso. Um dia, pela graça de Deus, quiçá, poderemos ter igrejas cheias de crentes capazes de debater, aplicar e viver os ensinamentos das doutrinas bíblicas com a mesma facilidade em que debatem seus jogos favoritos ou dos seus programas de televisão..."

 2 Porque o próprio Cristo ordenou a seus discípulos que ensinassem tudo o que aprenderam.
"Agora, ensinar tudo o que Jesus, em um sentido limitado, é simplesmente ensinar (ou transmitir) o que que Jesus falou oralmente e que está escrito nos Evangelhos. Em um sentido mais amplo, é incluir também a interpretação e aplicação dos seus ensinamentos, através dos apóstolos, nas epístolas e todo o Novo Testamento."

 3 O estudo teológico nos ajuda a compreender melhor o sentido da vida, além de nos ajudar a corrigir nossas idéias erradas (ocasionadas pelo pecado em nós).

 4 Também nos ajuda a analisar e tomar decisões melhores em relação à aceitação (ou não) de doutrinas que todos os dias nos são apresentadas.
Quaisquer que sejam as novas doutrinas controversas apresentadas a nós no futuro, se tivermos aprendido uma boa teologia sistemática, seremos muito mais capazes de responder às perguntas que surgirão para nós.

 5 Estudar Teologia nos ajuda a tornar cristãos mais maduros;e, se este não for o resultado obtido, é porque não estamos estudando da maneira como Deus quer; ou, estamos utilizando as estratégias e os métodos errados.
Portanto, a despeito de alguns insistirem de que a Teologia é "conversa de homens" e que altera o que a Bíblia diz, eu lhe afirmo de forma muito convicta:
A Teologia é a busca por um conhecimento claro sobre Deus e sua obra, tendo como fundamento a Bíblia Sagrada.
Além do mais, todos nós somos Teólogos, pois todos temos alguma ideia sobre Deus e sua obra.

Resta você responder o seguinte:
QUE TIPO DE TEÓLOGO VOCÊ QUER SER?

Quem conhece os métodos de interpretação da Bíblia e tem uma boa base doutrinária e teológica, conhece Deus melhor, ensina melhor e tem um amadurecimento espiritual muito mais equilibrado.
Já os outros... :-(

Qual seu posicionamento acerca disso?
E então? O que achou deste conteúdo?
Você tem um chamado de Deus para defender o Evangelho Genuíno?

Se você tem se preocupado com as pregações e ensinos sem fundamentação bíblica nas igrejas evangélicas e deseja se posicionar como um defensor do verdadeiro Evangelho, a UNIVERSIDADE DA BÍBLIA tem cursos especiais que farão você tornar-se um obreiro aprovado e um cristão que sabe manejar bem a Palavra da Verdade.
Se você desejar falar conosco para obter mais informação, estamos disponíveis no Facebook (https://www.facebook.com/prclaudineinascimento/}  ou você pode clicar aqui e saber mais sobre nossos cursos. ou ainda se preferir no lado direito deste blog esta o nosso banner sobre o nosso curso de TEOLOGIA ONLINE.

Abraços,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI:

Curso gratuito de Hamartiologia - A doutrina do pecado.

O Que é o Pecado e quais suas origens ? O Pecado surgiu na terra ou no céu ? A origem do pecado: Deus não pode pecar Ele é San...