Como as Heresias entram nas Igreja Evangélicas


... você já viu que as heresias estão se disseminando nas igrejas, não é verdade?
E também entendeu que as duas principais razões para isso são:
1 A forma como as pessoas estudam a Bíblia está cada vez mais deficiente.
Como vivemos em um mundo imediatista, de consumo rápido, é normal que os cristãos também sejam atingidos por esta sensação de que precisa aprender tudo "da noite pro dia"...
E acabam por aplicar isso também no estudo da Bíblia.
O resultado não pode ser diferente. Pouca profundidade. Interpretação parcial e plicação infrutífera da mensagem.

2 Os líderes evangélicos estão acomodados com a questão doutrinária.
A quantidade de desvios doutrinários que há na igreja moderna, é impressionante.
Cristãos em todos os cantos do país... e em todos os países do mundo...
São bombardeados com uma enxurrada de doutrinas falsas e com uma intensidade voraz.
E parece que, de modo geral, os nossos líderes não estão preocupados em deter estes desvios dentro do Cristianismo.
Tudo está ficando normal.
E chegou ao ponto de que alguns cristãos (por denunciarem tais heresias) é que estão ficando anormais; sempre do contra.

Mas, você pode perguntar:
-- "E o que levou a tudo isso?"
A resposta não pode ser mais simples do que essa:
-- "Os cristãos estão acomodados e não buscam uma forma segura de interpretar o texto bíblico... Eles apenas "engolem" ensinos prontinhos na hora, pois assim é menos trabalhoso aprender sobre Deus."

Porém, eles estão enganados!
O que parece fácil. Torna a vida espiritual deles difícil.

Mas, como você está aqui conosco, eu quero compartilhar com você 10 PASSOS que podem lhe ajudar a entender a Bíblia com mais segurança e profundidade.
É um método que a grande maioria dos irmãos não conhecem.
E quando você domina estes passos, sua preparação para falar contra as heresias aumeta de forma incrível.
Então, vamos aos passos!

 1 Nenhum livro da Bíblia apresenta diferenças doutrinárias em relação aos outros. Tudo está em unidade.
Quando você interpretar um texto e ele discordar do que outro livro da Bíblia possa estar dizendo, sua interpretação é "questionável".

 2 A Bíblia interpreta a si mesmo.
Cada livro, cada capítulo, cada texto... precisa ser interpretado à luz de toda a Escritura Sagrada. Mesmo o uso de argumentos da Teologia, Filosofia ou Ciências, precisam estar subordinados à afirmação bíblica.

 3 A interpretação de um texto bíblico deve ser feita a partir de um conjunto de textos das Escrituras, e nunca através de textos isolados.
Uma recomendação interessante, é que haja pelo menos outros 3 textos que dê base à interpretação pretendida do texto analisado.

 4 Sempre tenha em vista o contexto. Esse contexto é, especialmente, o que vem antes e depois do texto analisado.
Se o contexto imediato (parágrafos ou capítulos) não é suficiente, amplie o contexto para os livros do mesmo autor, da mesma categoria e, finalmente, para os outros livros.
Caso, ainda assim, não houve uma claridade do que o autor pretendia afirmar... procure um texto mais simples que possa dar base àquele mais complexo e vá por partes.
"Texto sem contexto é pretexto para heresias" ... Então cuidado!

 5 O primeiro sentido de uma interpretação bíblica deve ser o sentido literal. Posteriormente, a figurada, a simbólica e, finalmente, a espiritualizada.
Essa é a ordem mais segura de interpretação de um texto, ou seja, "o texto diz o que ele está dizendo - a não ser que o próprio texto sinalize o contrário!".

 6 Busque o máximo possível de traduções, pois muitas vezes, as palavras sinônimas pode clarear o que o autor está afirmando.

 7 Um texto tem apenas um sentido; ou significado. Embora, possa ter várias aplicações práticas.

 8 O trabalho da interpretação bíblica é científica (método e testes de veracidade), por isso deve ser feito com isenção de interesse e sem qualquer pré-conceito.
Esse é o famoso "achismo". Elimine-o da sua vida cristã.

 9 Extraia o máximo de informações do texto (Autor, tempo, lugar, razão, destinatário, qual a mensagem e qual a lição para minha vida?).

 10 Ao concluir a sua interpretação, se a mesma contradizer algum ponto fundamental das doutrinas bíblica...
...coloque seu trabalho de lado; e comece outro com mais compromisso.


E então? O que achou deste conteúdo?
Você tem um chamado de Deus para defender o Evangelho Genuíno; ou você é mais um dos que lêem a Bíblia mais não a entende com profundidade?

Se você tem se preocupado com as pregações e ensinos sem fundamentação bíblica nas igrejas evangélicas e deseja se posicionar como um defensor do verdadeiro Evangelho, APRESENTO A VOCÊ  cursos especiais que farão você tornar-se um obreiro aprovado e um cristão que sabe manejar bem a Palavra da Verdade.



ESTUDE TEOLOGIA A DISTÂNCIA
Clique no link abaixo para saber mais:


Clicar aqui e saber mais sobre nossos cursos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI:

Curso gratuito de Hamartiologia - A doutrina do pecado.

O Que é o Pecado e quais suas origens ? O Pecado surgiu na terra ou no céu ? A origem do pecado: Deus não pode pecar Ele é San...