A importância de estudar a Bíblia


  Para começar estudar a Bíblia você precisará entender alguns preceitos em relação a essa preciosa obra Primeiro, a Bíblia foi escrita a mais de dois mil anos e a mesma não veio pronta Deus usou pessoas humanas para escrevê-la e isso ao longo das gerações e isso trouxe uma dificuldade na sua interpretação
Segundo, o distanciamento contextual a Bíblia foi escrita no Antigo Oriente Médio por povos com costume diferente e que já se modificou completamente a sua cultura logo entendemos que o contexto Bíblico não existe mais dificultando também a sua compreensão
Além disso, existe o distanciamento linguístico que dificulta a sua leitura a Bíblia foi escrita em três línguas completamente extinta, pois muitos povos hoje não falam mais a língua do período da escritura da Bíblia outra questão e o distanciamento autoral e outro fato que pode trazer uma barreira para o entendimento da palavra, pois não tem como você tirar nenhuma duvida com o autor do mesmo
Sendo assim fica a questão como fazer a Bíblia se fazer clara a nós, alguém que se interesse pela palavra deve primeiro entender que vai precisar buscar a Deus antes de ler a Bíblia, pois a mesma é um livro divino segundo, devera buscar o conhecimento das línguas nata do livro estudar o contexto histórico e tudo que estiver ao seu alcance para melhorar seus conhecimentos em relação a ela, a Bíblia e o livro mais copiado do mundo segundo relatos a mais de cinco mil copias do Novo testamento e milhões de copias do Antigo Testamento sendo assim pode se ver como a Bíblia é o livro mais bem atestado do mundo, claro que houve algumas divergências nas traduções, mas segundo relatos de estudiosos a Bíblia é atestada a 98% de verdades na suas copias sendo assim mesmo que muitos usam esse protesto como questão para dizer que ela não e verídica há estudos que comprovam que o que se fora perdido através dos manuscritos traduzidos não interferiu nas verdades Bíblicas sendo assim podemos comprovar que o que esta escrita nas escrituras é tudo que precisando para alcançar a salvação
 Tem alguns assuntos da Bíblia que são bastante polêmicos, pois a mesma não deixa claro alguns assuntos devido à questão da tradução citada acima isso pode e tem levado a varias margem para interpretação porem, o que temos que ter em mente e compreender a questão da Salvação, pois isso é o ponto principal da Bíblia; A questão da tradução o ideal é buscar varias versões para facilitar na busca pelo entendimento alguns textos podem da margem para duas interpretações sendo assim ler o texto e o contexto buscar outras traduções e o principal orar a Deus para que não haja interpretações errôneas trazendo inverdades para se e para outros.
  Tenha em mente que a melhor tradução não e a literal, mas a que traz ao receptor o sentido original de uma forma compreensível a ele, por exemplo, do Hebraico em um Salmo Davi disse” Deus é quem sustenta meu chifre” um chifre em Hebraico significa força por causa do boi uma boa tradução seria “Deus é quem me dar força” da ai a necessidade de uma boa tradução da Bíblia.

A obra do Espírito Santo na Interpretação
Precisamos do Espírito Santo para interpretar a Bíblia, claro que temos que buscar o conhecimento isso será o diferencial, temos que compreender que as revelações já foram dadas e estão prontas nas escrituras, mas precisamos que o Espírito Santo nós ilumine para que a mesma se faça clara a todos independente de raça, crença, ou posição social, por exemplo, o que a pessoa acredita fará muita diferença na hora da leitura da Bíblia o ponto fundamental do Cristão é acredita que
Deus existe, segundo, ele se revelou de forma progressiva Deus foi contanto a história de forma progressiva entre milhares de anos, esse livro tem começo meio e fim e ele são todo interligado se faz necessário ser lido por inteiro, terceiro, ela é inspirada pela autoridade de Deus tudo que está escrito mesmo que não seja compreendido é autoridade sendo assim deve ser seguido, em quarto lugar, Cristo é o centro das Escrituras essa é a essência da palavra tudo nas escrituras aponta para a Pessoa de Cristo e por ultimo, o Cânon completo e fechado tudo que foi escrito foi por permissão de Deus é se aparecer qualquer não se pode pegar como verdade, pois a escritura esta pronta e completa.
Outra questão é o gênero literário, o segredo de você compreender um texto é descobrir seu gênero literal a Bíblia esta repleta de gênero literal entender isso lhe fará ter interpretações mais clara dos escritos da Bíblia

Método Alegórico: Esse método é baseado que o texto tem mais de um sentido, baseado numa tricotomia o corpo do texto sentido literal, a alma do texto sentido espiritual e o Espírito do texto sentido alegórico e criptológico o texto sempre tem mais de uma linha de um sentido e o menos importante era o sentido literal, Esse método foi usado muito no período da Idade média hoje se existem outros métodos de estudos, pois se entende que esse método espiritualiza o que fato e levava a margem de interpretações mistas de alguns assuntos das Escrituras;
Método-histórico critico de interpretação: Esse método se base a na questão e critica em relação da produção dos textos sagrados, nesse método rejeita-se a confiabilidade e a autoridades das escrituras foi a parti desse pressuposto que o método histórico critico foi escrito as etapas do método Histórico critico:
·         Critica da fonte sai do pressuposto que os textos Bíblicos foram edições feitas de varias fontes, usavam como pista qualquer aparente diferença de vocabulário ou escrita
·          Critica da forma: pouco mais radical partiram do pressuposto que todos os textos foram baseados em tradição oral e abriu-se margem para todos desacreditarem nas verdades da Escritura e isso trouxe um grande esfriamento para as igrejas que aceitaram o chamado liberalismo social
·         Critica da Redação: onde o objetivo era conferir as traduções e separar da escrituras o que era real e historicamente confiável
Obs.: Nas ultima décadas o método histórico critico tem se declinado, pois ficou comprovado que ele não é um método neutro
Método Histórico gramatical: Com a reforma protestante no século 16 a importância do sentido literal do texto é resgato os protestantes protestaram contra o método alegórico e colocaram em evidência a intenção do Autor e o sentido original de cada personagem das escrituras, os protestantes afirmam que a Bíblia é um livro Divino uma vez que é completamente inspirada por Deus, mas ao mesmo tempo humana uma vez que Deus respeitou a humanidade de seus autores como a linguagem usada por cada autor
No entanto o protestantismo veio afirmar que as Escritura deve ser estudada respeitando o sentido do autor e só pode ser entendida com o estudo do contexto histórico e aspecto gramatical, o texto só pode ter um sentido e não quantos o leitor desejar, o sentido verdadeiro que foi pretendido pelo autor quando o escreveu inspirado pelo Espírito Santo.

Métodos atuais usado no estudo da Bíblia

Método indutivo: é aquele que se faz um estudo cuidadoso observando os detalhes para depois se tirar uma conclusão
Distinção entre dedução e indução:
Dedução: “A dedução conclui do geral para o particular”
Indução: “Método de raciocinar que consiste em tirar dos fatos particulares uma conclusão”. Em poucas palavras, na indução a gente observa primeira e depois conclui. Na dedução concluímos primeiro, pois observamos
Método observação: base- a se em observar o menor detalhe do texto, isso levara o estudante a uma interpretação verídica, ver o que realmente o texto está dizendo ler as passagens varias vezes e depois marcar os detalhes do texto
Método Sintético: Estuda o livro como um todo procurando entender toda mensagem do Livro

Exame Cuidadoso do Livro
 Ler o livro todo de uma sentada.
 Ler o livro três vezes. Para descobrir o tema principal.  Ver como o tema foi desenvolvido. Para fazer um esboço do livro (os parágrafos da sua Bíblia podem lhe ajudar nisto).
.
 Analisar a estrutura do livro e procurar descobrir o princípio organizador, o qual da sentido ao livro
 Fazer as perguntas: O que estava na mente do autor quando ele escrevia este livro? Qual a mensagem que ele queria transmitir? O que queimava no seu coração

Método Bibliográfico:

É a aproximação de um livro, para trazer as suas personalidades e deduzir os princípios e liderança que o conduz
 Objetivo: Colocar em ordem os acontecimentos da vida de um homem, como uma biografia Subjetivamente tomar os eventos da vida de um homem e deduzir dele o suas qualidades e defeitos
. Que tipo de homem foi, ou é, este?
O que aconteceu para que ele chegasse a ser o que é?
 Quais foram os resultados de sua vida, sendo este tipo de homem?
. Qual a marca que deixou sobre a sociedade?
. COMO USAR ESTE MÉTODO Coletar todo o material concernente ao homem a ser estudado. Cuidado, Muito homem tem mais de um nome – Zacarias, mais de 30; Pedro, Simão, Cefás. 2. Mais de uma pessoa com o mesmo nome. – Judas, Tente organizar a vida da pessoa claramente, definindo
O tempo que cada um se estabeleceu.

Método Histórico: usado para aproximar o momento histórico do livro ao momento da leitura dentro disso é necessário observar a origem é o período que foi escrito.
 IMPORTÂNCIA DO MÉTODO HISTÓRICO
 É de grande valor na interpretação. Para se entender um livro, é necessário conhecer a sua origem e contexto no qual fora escrito Exemplos. Salmos 51 e 52. 2. Os profetas Menores. As cartas de Paulo em relação com Atos (1 Co 5). Nenhum deles nasceu sem um fundo histórico. A Bíblia é rica em ilustrações. Que pode ajudar a Fornecer Material para Uso da Imaginação na hora da construção do estudo

Primeiro providencia um local adequado, aproveite o momento onde haverá maior rendimento e busque as ferramentas necessárias para a pesquisa
·         Comentários Bíblicos
·         Dicionários
·         Concordância
·         Mapas
·         Livros sobre o contexto histórico e cultural
·         Diversas versões da Bíblia
·         Bíblia online para uma agilidade
Segunda etapa a ser observada no estudo Bíblico:
Para começar um estudo Bíblico você terá que buscar uma metodologia que é nada mais a forma ou os passos que terão que serem dados para se chegar a um resultado
No estudo podemos adotar os seguintes passos:
·         Observação: Depois de escolhido o texto podemos aplicar a primeira etapa da observação nela vamos ler o texto varias vezes e em varias versões fazendo anotações e perguntas em relação ao texto como: quem? O que? Onde? Quando?Por quê?Como? Isso se faz necessário até ficar familiarizado com a passagem
·         Interpretação: Em seguida vem a fase da interpretação que é a etapa intermediária nela vamos usar a regra da Hermenêutica assim vamos descobri o que autor estava querendo dizer essa fase é fundamental, pois se ela estiver errada a aplicação também estará errada.
·         Aplicação: Após a observação e a interpretação correta precisamos saber como essas verdades se aplica a nossa vida, o propósito da Bíblia não é aumentar nosso nível de conhecimento e sim mudar nossa vida e nosso caráter
A observação responde a pergunta do texto, a interpretação procura descobrir o que significa e a aplicação procura responder
 

   Observação                         interpretação                   aplicação
                                                                                                                                             





Se analisarmos ao longo da História da Bíblia observamos que ela só pode ser um livro Divino, pois apesar de ter sido escrita a milhões de anos ele ainda consegue provocar impacto e mudança de caráter na vida das pessoas segundo os estudos o mundo hoje não esta pior devido às influências que a Bíblia tem causado ao longo das gerações
 Milhões de pessoas antes de conhecerem a essa palavra eram escravas do pecado e vivia uma vida completamente perdida, e por meio do conhecimento da palavra de Deus foram transformados tornando-se boas pessoas para família e para a sociedade
O melhor argumento a favor da Bíblia tem sido as transformações que ele tem causado ao longo das gerações não tem como explicar somente aceitando que esse livro não é um livro qualquer, se alguém deseja conhecer a Deus tão somente o fará por meio da Bíblia nela Deus se revela aos homens dando aos mesmo a oportunidade de redimir e encontrar o verdadeiro caminho
 Um homem jamais teria a capacitada de escrever algo que apontasse para seus erros, a Bíblia esta sempre indo ao contrario a vontade humana e levando o homem a mais perto de Deus ele mostra a todo tempo a decadência do homem e a misericórdia de Deus para com sua criação a Bíblia é um livro imparcial e aponta o pecado do homem e a salvação por intermédio do Filho de Deus somente isso tem sido suficiente para alcançar gerações e gerações povo de toda nação


O conhecimento da palavra na vida do Pregador e essencial mais um fato é que existem pessoas que tem um chamado especial para esse ministério sendo assim quem tem o desejo de ser um pregador da palavra de Deus e gosta de ensinar aos outros devera ter um amplo conhecimento das Escrituras em segundo lugar deve buscar uma vida em ordem aquele que prega a palavra deve ter mais conhecimento dela sendo assim terá maior responsabilidade em relação às praticas dela também e a busca pela comunhão com Deus será o diferencial em suas pregações, pois muitos pregadores têm trazidos mensagens cheia de conteúdo mais completamente fazias não causam impacto nos ouvinte e, pois em muito  casos pregam o que não vivem
 Muitos são Pastores e aproveita da posição que se encontra para tirar beneficio próprio em relação ao rebanho uma vez que o mesmo possui um conhecimento mais elevado em relação aos ouvintes, um pregador comprometido com a verdade de Deus fará com que a mensagem alcance vidas e produza resultados
Outro ponto chave é estudar a Bíblia todos os dias ele é à base de suas pregações não imposta o dia de sua pregação ter um momento de leitura diária fará com o pregador tenha intimidade com a palavra e com Deus o estudo da Bíblia prepara o coração do pregador para viver na presença de Deus e também para entregar a mensagem de Deus com unção e poder quando for solicitado pelo Senhor. Daí a importância de estar sempre preparado
 E por fim um pregador nunca deve achar que ele está pronto, buscar conhecimento nunca será de mais tanto das escrituras como o conhecimento secular te Dara uma base boa na hora da pregação, alem das posturas de altar e o uso adequado da voz e o emprego das palavras correta lhe ajudara no momento da pregação


É fato que a palavra de Deus traz mudanças na vida das pessoas em todo sentido, alguém que deseja o ministério da pregação vai precisar não somente de uma leitura da Bíblia e sim de um conhecimento elevado da palavra de Deus, ter uma forma de estudo e essencial para a vida do pregador, pois é ele que Dara a direção para uma pregação de impacto
 Ser convicto no que se diz e o ponto principal para alguém acreditar na sua verdade um pregador da palavra de Deus deve sempre manejar bem a palavra no qual prega, pois o Espírito Santo fará o papel de convencer os ouvintes, por isso dizemos que a Bíblia é um livro divino pois apesar de ter sido escrito por homens a obra que acontece através da palavras nele contido e algo sobrenatural e isso nenhum homem seria capaz de realizar
 Como pode alguém que não acredita em Deus e começar a estudar a Bíblia e der repente vira o mais crentes de todos? A única resposta que achamos para isso é a obra de convencimento do Espírito Santo de Deus em Hebreus 4:12 diz “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, mais cortante do que espada de dois gumes e penetra a divisão da alma e do espírito, juntas e medula, e é apta para discernir os pensamento e propósito do coração” Dessa forma podemos entender que a obra não e realizada pelo homem, mas que o homem é o canal ou podemos dizer o veiculo de transmissão dessa preciosa palavra
 Se colocarmos em ordem os paços ou a forma como um pregador deva proceder para transmitir as verdades Bíblicas podemos enumerar da seguinte forma:
·        Em primeiro lugar ter comunhão com Deus, uma vida de santidade e de entregar é o ponto chave para um pregador, pois uma vez que sendo a Bíblia um livro Divino o entendimento por meio da revelação do Espírito Santo é indispensável
·        Segundo estudar a Bíblia em todo seu contexto, como Histórico, língua Nata costumes povos para quem foi escrito, por quem foi escrito etc.
·    Terceiro dispor de conhecimento sobre, regras de interpretação da Bíblia para um entendimento correto
·         Quarto lugar a Bíblia é aplicável, se assim não fora ela ficara infrutífera um pregador da palavra nunca deve se esquecer disso
Em fim se faz claro a necessidade de um conhecimento e um estudo organizado para resultados positivos na hora da pregação, aquele tempo em tempos tão moderno a mais que necessário um amplo conhecimento e quando se fala em conhecimento não é somente de letras, mas também do conhecer a Deus e buscar sua vontade para nós, Romanos 12:2 diz” e na vos conformeis com sete mundo ,mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento para que experimenteis qual seja a boa e perfeita agradável vontade de Deus “
 Um pregador da palavra de Deus deve sempre estar submisso a vontade de Deus e não a vontades humanas somente assim ele será o porta voz da mensagem que liberta e transforma.

Bibliografia

“Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como creram naquele de quem não ouviram ? E como ouvirão se não há quem pregue, e como pregarão, se não fora enviados? Como esta escrito quão formoso são os pés dos que anunciam o evangelho da paz; os que trazem alegre novas de boas coisas”.
Romanos :10 :14,15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI:

Curso gratuito de Hamartiologia - A doutrina do pecado.

O Que é o Pecado e quais suas origens ? O Pecado surgiu na terra ou no céu ? A origem do pecado: Deus não pode pecar Ele é San...