A conduta do cristão em relação à família no século 21

A conduta do cristão em relação à família no século 21

 Deus estabeleceu o casamento monogâmico, heterossexual e indissolúvel, isto é a instituição da família não é criação de nenhum sociólogo ou nenhum antropólogo ou nenhum outro estudante do comportamento humano, casamento é projeto de Deus para o seu louvor.

 Ao lavrar as sábias e edificantes escritas da carta aos Efésios o apóstolo Paulo se dirigindo à igreja eleita, redimida pelo sangue de Cristo e selada com o Espírito Santo da promessa traz altura do capítulo 5 uma mensagem sobre a conduta do cristão em relação à família. E ao comparar o papel do marido ao de Cristo no casamento, o papel da esposa e a sua analogia à igreja traz também lições importantes para os filhos no lar. Vejamos então quais as lições podemos usar para nossa reflexão e motivação desse projeto glorioso do qual participamos chamado Família Cristã.

 1 A conduta do cristão como marido e pai.
 O apóstolo Paulo enaltece o matrimônio e leva ao mais alto patamar ao comparar o marido a Cristo e a esposa a igreja.
O papel do marido como líder da família é comparado ao modo como Cristo lidera a igreja visando seu absoluto bem estar e proteção. A base da liderança de Cristo sobre a igreja é o amor eu aposto ressalta com lindas e refletidas palavras que o marido deve liberar seu casamento com o precioso combustível do amor.
 O amor é o elemento primordial para a liderança do marido e pai no lar e é por isso que o apóstolo faz como base comparadora a forma como Cristo amou a igreja e se entregou a ela (Efésios 5:25). desse modo, os maridos devem também manter a união e harmonia conjugal e familiar por meio do exercício do Amor.
O marido deve cuidar da sua esposa e liderar seus filhos em amor. O benefício de liderar hein amor é tão grande que o apóstolo faz a seguinte instrução que quem ama a sua mulher ama a si mesmo (Efésios 5:28). Em outras palavras aprendemos que o sofrimento pode ser evitado quando a base da liderança do marido é o amor porque ninguém saudavelmente em boa consciência vai maltratar seu próprio corpo.

2 A conduta da cristã como esposa.
A mensagem que o apóstolo traz a igreja em Éfeso mostra de forma tão edificante cada papel no casamento e na família que faz uma analogia em que a mulher casada é comparada à igreja de Cristo. E como a igreja de Cristo a esposa precisa desenvolver a seguinte conduta no casamento cristão:
A esposa precisa ter a conduta de submissão ao seu marido como a igreja está sujeita a Cristo (Efésios 5:24). Aqui não se trata dê uma sujeição e racional ao domínio de alguém, mas voluntária e de graça aceitação tendo como o combustível para essa ação o amor da esposa ao seu marido.
A condição da mulher Cristã é aqui louvada pelo apóstolo Paulo no casamento cristão visto que na cultura judaica a mulher tinha uma posição secundária e era parte da propriedade do marido e nada mais que isso. Na sociedade grega que tanto influenciou aos cidadãos de Éfeso a mulher era tratada como inferior e as esposas eram escravizados por seus maridos. Agora o evangelho traz a mulher cristão a posição de dignidade.portanto a mulher Cristã desfruta de plena Liberdade em Cristo e não está sujeita a nenhum sistema de escravidão.
A conduta de reverência devida ao marido é baseada sobre o amor, e esse amor serve ao propósito de vida de capacitar a esposa a ser recíproca ao marido. Essa reverência consiste em estima e respeito para com seu marido e denota o sentimento que conduza a esposa a agir de modo a agradar seu marido.

3 A conduta do cristão como filho.
É impressionante observar que quando vai falar da conduta dos filhos no lar cristão ele inicia falando que os pais devem criar os seus filhos na doutrina e admoestação do Senhor (Efésios 6:4). A aplicação que podemos fazer disso é que desde os primeiros meses de gestação os pais já devem começar na educação de seus filhos. para que isso fica ainda mais claro os pais devem estabelecer parâmetros de conduta aos seus filhos desde os primeiros meses de vida. 
A conduta requerida aos filhos é que esses devem ser obedientes aos seus pais como ao Senhor (Efésios 6:1). A instrução é reforçada com os dizeres de que o filhos devem honrar seus pais (Efésios 6:2). Observa-se aqui que tanto obedecer quanto honrar tem como combustível o amor. o apóstolo Paulo explica que a obediência é devida enquanto os filhos vivem sob a tutela dos seus pais e a honra é um dever para toda a vida.
Aos filhos que obedecem e honram seus pais há uma promessa dupla que lhe é assegurada. Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra (Efésios 6:3) e essa benção inclui prosperidade e vida longa.

Concluindo no plano Divino para a família todos precisam cumprir seus papéis sociais. O marido tem o dever de liderar em amor, à esposa tem o dever de submeter-se a liderança  do marido em amor e os filhos devem obedecer e honrar seus pais em reverência e amor. Assim, o amor, o respeito mútuo e a prosperidade fazem parte da família que se comporta conforme Deus planejou.
 Se você está enfrentando alguma dificuldade no seu casamento aprenda a fazer os devidos investimentos Por que Deus pode transformar qualquer casamento da água ao vinho.
Conheça nosso curso 30 dias para transformar um casamento link abaixo:
30 DIAS PARA MUDAR SEU CASAMENTO







Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI:

Curso gratuito de Hamartiologia - A doutrina do pecado.

O Que é o Pecado e quais suas origens ? O Pecado surgiu na terra ou no céu ? A origem do pecado: Deus não pode pecar Ele é San...