O Que Seus Gestos Revelam Sobre Você?



O Que Seus Gestos Revelam Sobre Você?


Na maioria das vezes não precisamos dizer em palavras o que estamos sentindo ou pensando. O corpo faz isso por nós. Ele se comunica o tempo todo através de gestos, expressões corporais e posturas, pois ele é o reflexo externo do nosso estado emocional. Dessa forma, os nossos sentimos se tornam mais transparentes para as pessoas que nos observam e escutam. O que sai pela boca é muito mais controlável, concorda?


Quando agimos de forma consciente conseguimos evitar gestos desagradáveis, que podem transmitir às pessoas mensagens que não desejamos. Um estudo da Universidade da Califórnia mostrou que apenas 7% da nossa comunicação é baseada nas palavras. Quanto ao resto, 38% vem do tom de voz e os restantes 55% provêm da linguagem corporal.


Interessante, não é? Mais da metade da nossa comunicação está implícita em nossa expressão corporal. Por isso, é tão importante observar o nosso corpo e educá-lo para que possamos comunicar aquilo que realmente queremos. Isso diz respeito a coerência entre o que somos de verdade e o que comunicamos ao mundo.


Por todas essas razões, a linguagem corporal é extremamente importante e precisa ganhar a nossa atenção e cuidado.


Te convido agora a conhecer os 10 principais gestos que fazemos no dia a dia e o que eles significam. Vamos juntos?


1- Morder ou mastigar os lábios


Essa atitude pode indicar ansiedade, preocupação, desconforto e também insegurança com relação a uma determinada situação.


2- Cruzar os braços ou pernas


Esse membros cruzados revelam uma barreira física e demonstra que a pessoa não está aberta ao que está vendo ou escutando. Não é um comportamento intencional e muito menos consciente, mas revela uma irritação ou rejeição ao que está ouvindo ou vendo. No entanto pode acontecer da pessoa simplesmente estar com frio e resolver fazer essa postura para se aquecer, é preciso avaliar com atenção o contexto.


3- Sorrir de olhos fechados


Você já ouvi a expressão “sorri com os olhos”? Quando um sorriso é verdadeiro, vem da alma, ele movimenta todos os músculos do rosto, como boca, orelhas, maçãs do rosto e cria rugas ao redor dos olhos. Por outro lado, um sorriso falso só inclui os lábios. Sabendo disso, fica mais fácil detectar um verdadeiro e contagiante sorriso, não é mesmo?


4- Postura ereta


Sabe aquela pessoa que é notada em todos os lugares que vai? Pode observar. Possivelmente a postura dela está ereta, o que indica autoconfiança e poder. Essa postura é muito positiva e diz muito sobre a personalidade da pessoa. Já as pessoas com os ombros caídos, revelam mais insegurança e pouca confiança em si.


5- Sobrancelhas levantadas


Essa expressão é feita, também de forma involuntária, por pessoas que estão com medo, surpresas ou preocupadas diante de alguma situação. É quase impossível levantar as sobrancelhas de forma voluntária. Tente para ver se consegue e depois me conta. 🙂


6- Olhar para cima e para direita


Os olhos dizem muito sobre a gente. Eles são a janela da alma. Revelam muita coisa que nós não gostaríamos que o outro soubesse como, por exemplo, que estamos nos sentido entediados. Olhar para cima e para a direita é o sinal clássico que diz: “que saco escutar isso.” “Quero ir embora, não está legal.” E outras várias frases que revelam tédio.


7- Coçar o nariz


Pessoas que estão mentindo coçam o nariz repetidamente. Recrutadores em entrevistas de emprego observam sempre esse sinal.


8- Rir exageradamente


É muito chato participar de uma conversa com pessoas que riem o tempo todo, de forma exagerada, mesmo quando não existe nada de engraçado no assunto. Essa expressão revela insegurança, necessidade de ser aceito e de pertencer.


9- Mãos entrelaçadas nas costas


Essa postura revela preocupação, ira, frustração e também apreensão. Muitas pessoas que ocupam cargos de chefia andam com as mãos nas costas. Não é para menos, não é? O cargo impõem inúmeros responsabilidades que muitas vezes as pessoas não dão conta de cumprir.


10- Mãos no bolso e ombros encolhidos


Essa postura revela desânimo generalizado com relação à própria vida. Se você ver um conhecido seu assim pela rua, que tal dar um sorriso? Abraço? Ou convidar para uma conversa, se for uma pessoa próxima? No começo pode parecer muito díficil mas pode acreditar que se persistir terá resultados diferentes.


E aí, se identificou em alguma dessas posturas e gestos no dia a dia? Fez sentido para você? Compartilhe comigo e vamos aprofundar mais nesse tema. Quem sabe posso te ajudar!


Participe do meu Grupo de Estudos

https://t.me/EstudosClaudineidoNascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI:

Curso gratuito de Hamartiologia - A doutrina do pecado.

O Que é o Pecado e quais suas origens ? O Pecado surgiu na terra ou no céu ? A origem do pecado: Deus não pode pecar Ele é San...