A Espada de Dâmocles - Ilustrações para pregadores.


A ESPADA DE DÂMOCLES

Havia uma vez um rei chamado Dionysius que governava Siracusa, a
cidade a mais rica da Sicília. Vivia em um belo palácio onde havia
muitas coisas belas e caras, e um numeroso grupo de empregados que
estavam sempre prontos para servir.

Naturalmente, por causa da riqueza e do poder de Dionysius, muitos
em Siracusa invejavam sua fortuna. Dâmocles era um destes. Era um dos
melhores amigos de Dionysius, e estava sempre a lhe dizer:
- Como você é afortunado! Você tem tudo que qualquer um poderia
desejar. Você deve ser o homem o mais feliz do mundo!

Um dia Dionysius amanheceu cansado de ouvir tal conversa.
- Venha aqui. - disse - você realmente acredita que eu sou um homem
mais feliz do que todos?

- Mas é claro que você é! Dâmocles respondeu. Veja os tesouros que
você possui, e o poder que você detém. Você não tem uma única
preocupação. Como a sua vida poderia ainda melhorar?

- Imagino que você ficaria satisfeito ao trocar de lugar comigo.
Disse Dionysius.

- Oh, isso seria um sonho - responde Dâmocles. "Se eu pudesse ter
suas riquezas e prazeres por somente um dia, seria a maior
felicidade de minha vida!

- Muito bem. Troquemos os lugares por apenas um dia.

E assim, no dia seguinte, Dâmocles foi conduzido ao palácio, e todos
os empregados foram instruídos para tratá-lo como seu mestre.
Vestiram-no com vestes reais, e colocaram-lhe uma coroa do ouro.
Sentou-se à mesa no salão de banquetes e fartos alimentos foram-lhe
ofertados. Havia vinhos caros, e flores bonitas, e perfumes raros, e
uma música deliciosa. Descansou-se entre macias almofadas, e sentia-se
o homem mais feliz em todo o mundo.

- Ah! isso é que é vida! Ele afirmou a Dionysius, que se sentou no
extremo oposto da grande mesa- eu nunca me imaginei feliz assim.

E quando levou um copo aos lábios, levantou seus olhos para o teto. O
que é isso pendurado acima dele, quase tocando em sua cabeça?

Dâmocles endureceu-se. O sorriso desvaneceu-se de seus lábios, e sua
face empalideceu. Suas mãos tremeram. Não quis mais comida, nem vinho,
nem música. Queria somente sair do palácio. Pois diretamente acima de
sua cabeça havia uma espada pendurada, presa ao teto somente por um
único fio de cabelo. Sua lâmina afiada resplandecia apontada para entre
seus olhos. Congelou-se sobre a sua cadeira.

- Qual o problema, meu amigo? - Perguntou Dionysius - Você parece ter
perdido o apetite.

- Essa espada! Essa espada! Dâmocles sussurrou - Você não a vê?

- Naturalmente eu a vejo - Respondeu Dionysius. - Eu a vejo a cada dia.
Sempre pendurada sobre minha cabeça, e há sempre a possibilidade de
alguém ou alguma coisa cortar a fina linha. Talvez um de meus próprios
conselheiros passe a ter inveja de meu poder e tentará matar-me. Ou
alguém pode espalhar mentiras sobre mim, para virar todo o povo contra
mim. Pode ser que um reino vizinho envie um exército para conquistar
este trono. Ou eu posso tomar uma decisão estúpida que trouxesse minha
queda. Se você quiser ser um líder, você deve estar disposto a aceitar
estes riscos. Vêm com o poder. Você entende?

- Sim, eu entendo - Foi a resposta de Dâmocles - Eu vejo agora que eu
estava errado, e que você tem muito a pensar além de sua riqueza e fama.
Tome de volta o seu lugar e deixe-me ir de volta para a minha própria
casa.

E por muito tempo, enquanto viveu, Dâmocles nunca quis outra vez mudar
os lugares com o rei.


Recontado por James Baldwin
Tradução: SergioBarros


VOCÊ GOSTA DE PREGAR ?
 Como preparar sermões e pregar a BÍBLIA!
 Conheça as ferramentas e técnicas para se tornar um exímio pregador e um orador eficaz!
 Arte de preparar e apresentar sermões!
 Chegou a sua hora de ser um pregador de sucesso! Dificuldades de Preparar uma pregação?
 Gostaria de preparar seu próprio sermão mas não sabe por onde começar? 
Não sabe qual texto usar em determinadas ocasiões? 
Como se comportar na hora de uma ministração diante de uma platéia?
 Lê a Bíblia, mas não consegue desenvolver uma mensagem?
 Se suas dificuldades são essas e outras! Nós temos a solução! 
 Um Curso prático para a formação de Pregadores!
 A pregação sem complicação. 
 Conheça os principais fatores da pregação Relevante! 
 Fale com segurança e pregue a Palavra de Deus com Poder, Unção e Graça!



Clique no nosso link e fazendo o curso comigo de darei de brinde o Livro 
A História dos Hebreus de Flavio Josefo em PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI:

CUIDADO COM OS PASTORES SABOTADORES

PASTORES SABOTADORES DA EBD ... Pastores que não frequentam a EBD porque querem "descansar".  ... Pastores que ao invés de assisti...